Ao meu entender Vargas era um indivíduo centralizador mas ao mesmo tempo muito astuto em conciliar toda ideologia seja ela radical ou pacífica ele os utilizava de forma para manter o seu poder um indivíduo multifacetado populista amado pelo povo mas odiado por alas da direita é esquerda e seus extremos ideológicos nunca haverá outro como Getúlio Dornelles Vargas.
Realmente, tua leitura sobre Vargas faz bastante sentido. Ele foi um político que soube equilibrar interesses opostos com uma habilidade rara. O jeito como centralizava o poder, mas ao mesmo tempo conseguia dialogar com diferentes ideologias, mostra o quanto ele entendia de estratégia política. É curioso como conseguiu ser amado pelas massas enquanto despertava desconfiança tanto na direita quanto na esquerda — isso mostra o quanto seu governo era complexo e adaptável às circunstâncias. Sem dúvida, uma figura única na história política do Brasil.
Se você estudou história o suficiente, sabe que Getúlio Vargas foi aquele tipo de presidente sem espinha dorsal que oscilava entre os lados opostos, o que, na minha opinião, era positivo.
Ele trouxe muitas inovações de diversos partidos políticos para o Brasil, como a jornada de trabalho, entre outras. Pode-se dizer que Vargas foi um dos presidentes mais insanos da história brasileira, e também um dos mais poéticos, pois ele próprio se suicidou dizendo que entraria para a história. E ele entrou, mas as questões políticas do seu governo me intrigam porque foi um período de guerra.